FIA proíbe o uso de rádio para ajudar pilotos na F-1
A FIA anunciou nesta quinta-feira (11) que, a partir da próxima etapa do Mundial de F-1, o GP de Cingapura, as conversas de rádio entre pi...

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A FIA anunciou nesta quinta-feira (11) que, a partir da próxima etapa do Mundial de F-1, o GP de Cingapura, as conversas de rádio entre pilotos e equipes que se refiram à performance estão banidas.
Nos últimos meses tornaram-se comuns as mensagens sobre como mudar o estilo de guiar ou dos engenheiros informando seus pilotos como e onde tentar ganhar alguns décimos de segundo de vantagem sobre os adversários durante treinos ou corridas.
Foto: AFP Esta tendência acabou fazendo com que muita gente acreditasse que a vida dentro do cockpit estava muito fácil para os pilotos. Justamente por isso, a entidade que comanda o automobilismo irá monitorar mais atentamente estas conversas para dificultar a vida dos pilotos. Em um comunicado enviado às equipes na noite de quarta-feira (10), Charlie Whiting, inspetor de segurança da FIA, informou a novidade.
“Para assegurar que o Artigo 20.1 do regulamento esportivo da F-1 está sendo respeitado, a FIA pretende impor as regras com efeito imediato. Para isso, nenhuma comunicação de rádio dos pits para os pilotos pode incluir qualquer tipo de informação que seja relacionada à performance dos carros ou dos pilotos”, afirmou Whiting. O Artigo 20.1 ao que se refere o comunicado diz que “o piloto tem de guiar o carro sozinho e sem ajuda”.
Segundo Whiting, o Artigo 8.5.1 do regulamento técnico da categoria também toca no tema, afirmando que “qualquer transmissão de dados do pit para o carro é especificamente proibida”. A proibição das mensagens de rádio, que passa a valer em Cingapura, na 14ª etapa do Mundial, que acontece em dez dias, não inclui conversas relacionadas a estratégias de pit stops ou segurança, nem mensagens genéricas entre times e seus pilotos.
(Folha)
Nos últimos meses tornaram-se comuns as mensagens sobre como mudar o estilo de guiar ou dos engenheiros informando seus pilotos como e onde tentar ganhar alguns décimos de segundo de vantagem sobre os adversários durante treinos ou corridas.
Foto: AFP Esta tendência acabou fazendo com que muita gente acreditasse que a vida dentro do cockpit estava muito fácil para os pilotos. Justamente por isso, a entidade que comanda o automobilismo irá monitorar mais atentamente estas conversas para dificultar a vida dos pilotos. Em um comunicado enviado às equipes na noite de quarta-feira (10), Charlie Whiting, inspetor de segurança da FIA, informou a novidade.
“Para assegurar que o Artigo 20.1 do regulamento esportivo da F-1 está sendo respeitado, a FIA pretende impor as regras com efeito imediato. Para isso, nenhuma comunicação de rádio dos pits para os pilotos pode incluir qualquer tipo de informação que seja relacionada à performance dos carros ou dos pilotos”, afirmou Whiting. O Artigo 20.1 ao que se refere o comunicado diz que “o piloto tem de guiar o carro sozinho e sem ajuda”.
Segundo Whiting, o Artigo 8.5.1 do regulamento técnico da categoria também toca no tema, afirmando que “qualquer transmissão de dados do pit para o carro é especificamente proibida”. A proibição das mensagens de rádio, que passa a valer em Cingapura, na 14ª etapa do Mundial, que acontece em dez dias, não inclui conversas relacionadas a estratégias de pit stops ou segurança, nem mensagens genéricas entre times e seus pilotos.
(Folha)